Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

TUCANO-DE-BICO-AMARELO - Ramphastos toco

Características - também conhecido como tucanoçu ou tucano-toco é a maior espécie de tucano. É grande, robusto, asas curtas e arredondadas. Plumagem é completamente negra, com a garganta, bochechas e penas superiores da cauda brancas, crisso vermelho e uropígio branco. Região oftálmica com pele amarela e parte em volta dos olhos azul-violeta-brilhante. Íris castanha. Atinge até 66 cm de comprimento com o bico. Seu enorme bico, com 19 cm de comprimento, de cores brilhantes (amarelo com a ponta preta) parece pesado, entretanto é formado por uma estrutura óssea não maciça e aerada que lembra um favo de mel. Isso torna o bico mais leve e portanto, não dificulta o vôo. Apesar de não ser maciço, o bico é bastante resistente. Este bico é a mais notável característica dos  tucanos,  útil  para  apanhar  frutos  em locais difíceis,descascá-los, intimidar outros animais, perfurar madeira, sondar a lama e impressionar as fêmeas. O bico também é utilizado para jogar frutos um nos outros, durante o ritual de acasalamento. Pernas e pés de coloração azul, fortes, dotados de unhas grandes, aguçadas, muito fortes e cortantes. As garras são outra característica do animal. A garra é constituída por dois dedos dianteiros e dois traseiros o que lhe confere boa sustentação nos galhos. Pesa em torno de 540 g. Não possui dimorfismo sexual. Podem viver até 15 anos.

Habitat - Pantanal, cerrado e Amazônia nas bordas de matas e florestas de terra firme de quase todo o Brasil.

Ocorrência - desde as Guianas, passando pelo Brasil, indo até a Bolívia, Paraguai e Argentina. No Brasil ocorre na região Amazônica, litoral do Amapá, região Central do país e região Sul.

Hábitos - vive em casai e também é gregário, formando bandos de vários indivíduos. É um importante dispersor de sementes das árvores da floresta, pois engole os frutos, digere a parte comestível e depois expele o caroço à alguma distância da árvore mãe. É bom voador e muito bom saltador. Seu vôo é lento. É também planador.

Alimentação - onívoro, alimenta-se de insetos, lagartos, ovos, filhotes de outros pássaros e, principalmente, frutas. Seu hábito alimentar é diurno. Predador voraz de ovos de outras espécies.

Reprodução - ocorre no final da primavera. O ninho é instalado em um oco de árvore, aproveitando buracos já existentes, a uma altura de até 20 m, normalmente entre 6 a 7 m do solo. A fêmea bota de 2 a 4 ovos de coloração branca, medindo 43 x 32 mm em seus eixos e pesando de 20 a 25 g cada um. Durante o período de reprodução, o casal alimenta-se mutuamente trazendo comida e regurgitando. O casal se reveza na tarefa de chocar os ovos, os quais eclodem entre 16 e 20 dias. Quando nascem, sua aparência é desproporcional. Seu bico é grande e o corpo, pequeno, os olhos só abrem após três semanas e os pais cuidam de seus filhotes até eles saírem dos ninhos, o que ocorre em seis semanas. A coloração do bico só é definida meses após o nascimento.

Ameaças - ainda não é uma espécie ameaçada de extinção, entretanto tem sido capturado e traficado para outros países a fim de ser vendido em lojas de animais. Isto tem como conseqüência a diminuição de sua população nas florestas, pondo em risco a variabilidade genética, como também a morte de muitos animais durante o transporte. Além da caça e do tráfico de animais, outra ameaça é a destruição do habitat.

Fonte..:: VivaTerra

(papo de biologia)


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.