Turismo consciente na
Costa da Mata Atlântica

sábado, 18 de agosto de 2012

Obras de Reurbanização do eixo turístico do Gonzaga em Santos SP

Uma nova paisagem urbana do eixo turístico do Gonzaga começa a ser desenhada. A prefeitura deu início à reurbanização do trecho que compreende a av. Ana Costa, entre as praças das Bandeiras e da Independência. O projeto prevê remoção da fiação aérea, que será substituída pela subterrânea, readequação do pavimento das pistas e calçadas e novo mobiliário urbano. Com isso, moradores e frequentadores do bairro ganham mais acessibilidade e conforto, além da despoluição visual. 




“É uma proposta moderna que, ao mesmo tempo, resgatará em diversos elementos o desenho estilizado da tradicional mureta da Ponta da Praia, que se tornou uma das principais referências da cidade”, informa o chefe do departamento de Obras da Siedi (Secretaria de Infraestrutura e Edificações), Glaucus Farinello.

Em cada extremidade do canteiro central no trecho a ser reurbanizado será colocado um totem de concreto e madeira ecológica. O piso de mosaico português será trocado pelo drenante, que retém a água da chuva no solo, aliviando a rede principal de drenagem.

O passeio público, dos dois lados da avenida, será disciplinado com a criação de duas faixas. Uma, destinada aos pedestres e livre de obstáculos; e outra de serviço junto à guia, com construção de baias para embarque e desembarque, táxis, e para espaços de convivência, com bancos e floreiras.

Paisagismo
A nova identidade visual inclui o paisagismo. As nove árvores dos tipos ipê rosa, ficus e chapéu-de-sol foram removidas e tranferidas para outras áreas verdes ou parques da cidade.

No local, serão plantadas 19 ipês-amarelos, conforme indicação da Semam (Secretaria de Meio Ambiente), pois a raiz dessa espécie não prejudica a fiação embutida. O critério de escolha das árvores atende ao Plano Municipal de Arborização, que prevê aumento do índice de área verde na cidade.

Primeira etapa
Supervisionado pela Siedi, o trabalho acontece nas duas pistas com o objetivo de preparar, primeiramente, a infraestrutura para passagem da fiação subterrânea das concessionárias de comunicação e energia.

No sentido Centro-praia, no trecho entre rua Fernão Dias e av. Presidente Wilson, o serviço se concentra na remoção de árvores. Já no sentido contrário, as árvores foram retiradas e funcionários da empresa contratada trabalham na abertura de vala, onde será colocado o duto para receber a fiação.

A reurbanização continuará com retirada dos antigos postes, readequação das calçadas e troca do revestimento das pistas de veículos. O custo estimado da obra é de R$ 7.200.000,00, proveniente da prefeitura e do Fundo das Estâncias. 

Fonte..:: Prefeitura de Santos
Foto de..: Candido Gonzalez

(turismo)

Para Roteiros Históricos, Culturais, Naúticos,. Ecológicos e Aventura
Caiçara Expedições Agência de Viagens e Turismo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Caiçara Expedições agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

..:: Google Analytics ::..