Turismo Consciente do Litoral de São Paulo = Blog Caiçara!.............Caiçara Expedições Agência de Viagens e Turismo...........Receptivo Baixada Santista - Litoral de São Paulo....Seja Bem Vindo!

..:: Pesquisa Blog Caiçara ::..

sábado, 18 de agosto de 2012

Obras de Reurbanização do eixo turístico do Gonzaga em Santos SP

Uma nova paisagem urbana do eixo turístico do Gonzaga começa a ser desenhada. A prefeitura deu início à reurbanização do trecho que compreende a av. Ana Costa, entre as praças das Bandeiras e da Independência. O projeto prevê remoção da fiação aérea, que será substituída pela subterrânea, readequação do pavimento das pistas e calçadas e novo mobiliário urbano. Com isso, moradores e frequentadores do bairro ganham mais acessibilidade e conforto, além da despoluição visual. 




“É uma proposta moderna que, ao mesmo tempo, resgatará em diversos elementos o desenho estilizado da tradicional mureta da Ponta da Praia, que se tornou uma das principais referências da cidade”, informa o chefe do departamento de Obras da Siedi (Secretaria de Infraestrutura e Edificações), Glaucus Farinello.

Em cada extremidade do canteiro central no trecho a ser reurbanizado será colocado um totem de concreto e madeira ecológica. O piso de mosaico português será trocado pelo drenante, que retém a água da chuva no solo, aliviando a rede principal de drenagem.

O passeio público, dos dois lados da avenida, será disciplinado com a criação de duas faixas. Uma, destinada aos pedestres e livre de obstáculos; e outra de serviço junto à guia, com construção de baias para embarque e desembarque, táxis, e para espaços de convivência, com bancos e floreiras.

Paisagismo
A nova identidade visual inclui o paisagismo. As nove árvores dos tipos ipê rosa, ficus e chapéu-de-sol foram removidas e tranferidas para outras áreas verdes ou parques da cidade.

No local, serão plantadas 19 ipês-amarelos, conforme indicação da Semam (Secretaria de Meio Ambiente), pois a raiz dessa espécie não prejudica a fiação embutida. O critério de escolha das árvores atende ao Plano Municipal de Arborização, que prevê aumento do índice de área verde na cidade.

Primeira etapa
Supervisionado pela Siedi, o trabalho acontece nas duas pistas com o objetivo de preparar, primeiramente, a infraestrutura para passagem da fiação subterrânea das concessionárias de comunicação e energia.

No sentido Centro-praia, no trecho entre rua Fernão Dias e av. Presidente Wilson, o serviço se concentra na remoção de árvores. Já no sentido contrário, as árvores foram retiradas e funcionários da empresa contratada trabalham na abertura de vala, onde será colocado o duto para receber a fiação.

A reurbanização continuará com retirada dos antigos postes, readequação das calçadas e troca do revestimento das pistas de veículos. O custo estimado da obra é de R$ 7.200.000,00, proveniente da prefeitura e do Fundo das Estâncias. 

Fonte..:: Prefeitura de Santos
Foto de..: Candido Gonzalez

(turismo)

Para Roteiros Históricos, Culturais, Naúticos,. Ecológicos e Aventura
Caiçara Expedições Agência de Viagens e Turismo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Caiçara Expedições agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz>>>

Prêmio Top Blog 2013/2014

Prêmio Top Blog 2013/2014
1º lugar "Oscar dos Blogs Brasileiros" na categoria Viagem e Turismo Profissional, pelo voto popular.

..:: Últimos Posts ::..

..:: O nós é feito de eus ::..

..:: Feito com Muito Carinho ::..

..:: Feito com Muito Carinho ::..