Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

terça-feira, 3 de julho de 2012

Planeta Criança: Dicas para uma Casa Segura

Para uma criança, a casa é seu mundo e, assim como lá fora, pode guardar alguns perigos. Por isso, algumas medidas simples, desde o nascimento, podem evitar acidentes domésticos e alguns sustos para os pais e responsáveis.

Segundo Carlos Roberto Nogueira dos Santos, pediatra e presidente da Unimed Limeira, dentre estes incidentes mais comuns estão a ingestão de moedas e de pequenos objetos que ficam a seu alcance ou ainda a colocação deles nas narinas ou orelhas. Queimaduras também são recorrentes nas cozinhas ou em tomadas e os pisos úmidos ou molhados acarretam quedas ou traumas.

Outro alerta feito pelo pediatra é com relação a cães e gatos, que podem morder os pequenos. “As crianças não têm noção do perigo, apertam, puxam, sobem em cima, e o animal responde instintivamente, podendo machucar”, detalha.

Blindar sua casa de pequenos perigos deve começar a partir do sexto mês de vida do bebê, quando ele começa a engatinhar e passa a explorar toda a casa. “Devemos retirar enfeites pequenos, tampar tomadas, proteger quinas e fixar melhor os tapetes”, indica.

Outra medida é “travar” as portas, que podem fechar na mão da criança com o vento ou por ela própria. Para isso, existem no mercado os “protetores de dedos” que evitam o completo fechamento. Nesta fase também é importante retirar produtos de limpeza, bebidas alcoólicas, entre outros materiais, dos armários e gavetas mais baixos e protegê-los com travas disponíveis em lojas especializadas em artigos para bebês.

Sobre a cozinha, o pediatra é categórico: “não é lugar de criança”. Uma forma de evitar seu acesso ao local é por meio daquelas grades ou pequenos portões que são instalados nas portas. O acessório deve ser adotado também em escadas, evitando assim que ela se desequilibre e caia.

Por sua vez, o banheiro exige cuidado extra, segundo o especialista. “A criança gosta de explorar e é comum beberem água do vaso sanitário, brincarem com papel higiênico limpo ou o que está no cesto de lixo”, esclarece.

Nos quartos e salas é importante instalar redes nas janelas, principalmente, quem mora em apartamento. Nestes espaços, o pediatra alerta ainda para não se deixar pequenos objetos ao alcance das crianças. “As cadeiras leves também devem ser tiradas dos locais por onde elas circulam, pois tendem a usar móveis como apoio para ficar em pé”, alerta.

Conforme o pequeno vai crescendo, é importante educá-lo para os perigos domésticos. Lembrando-o sobre o cuidado necessário com janelas, piscinas, fogão, escadas, garagens, entre outros e a importância de se ter um adulto sempre por perto para ajudá-lo a se defender.

Fonte: Unimed Santos

(planeta criança)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.