Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Aves da Mata Atlântica: Gavião-de-cabeça-cinza - Leptodon cayanensis

Características
Mede de 46 a 54cm de comprimento. Possui asas e cauda longa, no adulto, a cabeça cinza destaca-se da barriga e peito brancos, bem como das costas negras. A cauda, negra, possui três largas faixas brancas, sendo a mais interna menor e parcialmente escondida pelas penas do ventre. As pernas são poderosas e cinza azuladas, mesma cor da pele nua das narinas. O juvenil possui uma plumagem diferente. O alto da cabeça é escuro, com a cabeça, pescoço e barriga brancos. O dorso, embora negro como no adulto, não é uniforme e possui áreas mais claras. A pele nua ao redor das narinas, da cara e as pernas são amarelas. Nos juvenis podem ocorrer a fase escura e fase clara.

 Imagem..:: Flickr

Alimentação
A dieta desse gavião é variada, composta por larvas de insetos e insetos adultos como vespas, formigas, besouros e gafanhotos, além de ovos de aves e pequenos invertebrados, como moluscos (Hilty e Brown 1986). Ainda pode capturar com agilidade insetos em voo e até cobras e pequenos lagartos (Ferguson-Lees e Christie 2001).

Reprodução
A maioria das informações de nidificação dessa espécie são de estudos realizados por Thorstrom (1997) na Guatemala e Carvalho Filho et. al (2005) aqui no Brasil. O ninho é constituido com ramos em árvores. Botam de 1-2 ovos brancos manchados de marrons. Com tamanho médio de 53.1 x 41.5 mm. Thorstrom e Cravalho Filho et al observaram a incubação por ambos os paises, e os autores viram os adultos entregar o alimento aos filhotes. Carvalho Filho e outros (2005) relatou três ninhos em Minas Gerais, onde a construção do ninho começou em setembro, incubação em meados de outubro e os jovens ficaram totalmente emplumados em novembro/dezembro do mesmo ano.

Hábitos
Este gavião vive em florestas e matas abertas, matas ribeirinhas, mata seca e cerradões, visto ocasionalmente em áreas de vegetação mais aberta. Voa por dentro da mata, assim como pode sobrevoar a grande altura. Apesar do tamanho, movimenta-se com facilidade pela vegetação e é difícil localizá-lo. Nos vôos planados coloca-se contra o vento e bate seguidamente a ponta das asas, mantendo parado o restante. As asas, por baixo, são negras, com as penas listradas de cinza claro.

Distribuição Geográfica
O gavião-de-cabeça-cinza possui distribuição Neotropical sendo encontrado do México até o Paraguai e Norte da Argentina (Ferguson-Lees e Christie 2001). No Brasil distribui-se em todo o território em regiões florestadas. (Sick 1997).

Fonte..:: Wikiaves

Opinião Renato Marchesini..:: Ontem estava olhando para o verde lindo aqui do morro do Voturuá em São Vicente/SP quando vi algo diferente no alto de uma enorme Embaúba. Peguei o meu binóculo e logo vi que era um exemplar belíssimo deste gavião. Estava lá parado, só observando o movimento, mexendo de vez em quando a cabeça. Maravilhoso poder ver este ser livre e saudável habitando próximo à nossa Base Operacional. Sensacional!!! 

(papo de biologia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.