Turismo Consciente do Litoral de São Paulo = Blog Caiçara!.............Caiçara Expedições Agência de Viagens e Turismo...........Receptivo Baixada Santista - Litoral de São Paulo....Seja Bem Vindo!

..:: Pesquisa Blog Caiçara ::..

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Atividade Física é ainda mais importante na Maturidade

É sabido o valor dos exercícios físicos em qualquer idade, no entanto, após os 60 anos a prática de algum esporte se torna ainda mais benéfica. Isto porque movimentar o corpo previne doenças, ameniza sintomas de outros males e aumenta a expectativa de vida.

No entanto, com o passar dos anos, ao fazer alguma atividade o acompanhamento de um médico é essencial, como explica o geriatra cooperado da Unimed João Pessoa, João Dehon Leandro Franca. “A avaliação de um especialista é primordial, principalmente, naqueles que têm problemas respiratórios ou de coração”, sinaliza.

Em geral, o tipo de exercício mais indicado é a caminhada e/ou a hidroginástica, sempre alongando antes e depois para evitar dores por contraturas musculares. “É importante fazer algo com pouco impacto”, indica. Tal recomendação não exclui a academia, “desde que o idoso informe a opção ao seu médico”.

Durante qualquer atividade, porém, pessoas na maturidade devem seguir alguns cuidados especiais. Antes de começar, devem optar por alimentos mais leves, e não fazerem nenhum esforço em jejum. A caminhada ao ar livre deve ocorrer antes das 9h da manhã e após às 16h. “Nesses horários o sol está mais ameno, e há menos risco de desidratação e surgimento de manchas na pele que possam ocasionar câncer”, explica.

Além disso, recomenda-se manter as avaliações médicas a cada três meses e também acompanhar a pressão e os batimentos cardíacos. Fora isso, o idoso precisa ficar atento ao tipo de piso escolhido. “Dar preferência aos calçadões e não andar em chãos escorregadios ou molhados”, alerta o geriatra. Já os calçados têm que ser confortáveis, a exemplo de um tênis com solado antiderrapante. Por fim, indica-se o consumo de água durante os exercícios.

Precaução só traz benefícios
Seguindo as recomendações, a atividade física é uma excelente forma de:
- manter a boa frequência cardíaca e a pressão arterial;
- prevenir a imobilidade;
- evitar a obesidade, o colesterol alterado, a hipertensão e as doenças cardiovasculares;
- melhorar a postura, o equilíbrio e o metabolismo;
- fortalecer a musculatura e os ossos;
- provocar bem-estar geral, o que diminui as chances de depressão, insônia, nervosismo e ansiedade.

Fonte..:: Unimed 

(turismo melhor idade) 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Caiçara Expedições agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz>>>

Prêmio Top Blog 2013/2014

Prêmio Top Blog 2013/2014
1º lugar "Oscar dos Blogs Brasileiros" na categoria Viagem e Turismo Profissional, pelo voto popular.

..:: Últimos Posts ::..

..:: O nós é feito de eus ::..

..:: Feito com Muito Carinho ::..

..:: Feito com Muito Carinho ::..