Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

segunda-feira, 5 de março de 2012

Fotografia Antiga Cine Atlântico e Praça Independência em Santos SP

 Foto de Jair Siqueira

A foto acima mostra em destaque o Cine Atlântico e a Praça da Independência, com três bondes, na década de 1950.

Historicamente deve-se tomar cuidado para não confundir o Cine Atlântico com os também já extintos cines Studio Atlântico I e II que existiram onde atualmente há as Lojas Americanas e o Mc Donald's na Avenida Ana Costa. Este Atlântico ficava onde hoje há a Galeria 5a. Avenida e o prédio comercial onde estão instaladas as rádios Cultura AM e FM, e outras salas comerciais e também um prédio residencial.

Já os bondes da foto eram os das linhas 20, 23 e 42. Não se pode deixar de notar o Hotel Ritz, que funciona ali atualmente, no mesmo prédio, com características semelhantes, na rua Marechal Deodoro.

Sobre os bondes, a linha 20 fazia ponto final ali mesmo, na Praça da Independência. Qualquer semelhança com o atual itinerário da linha 20 de trólebus não é coincidência, já que as atuais linhas de ônibus tem alguma semelhança com as antigas linhas de bonde, cuja numeração foi mantida em alguns casos.
Já a linha 23 fazia o itinerário Ana Costa-Canal 1 até a rua Alfredo Ximenes. Sim, o bonde não atravessava, naquela época, a linha férrea do Canal 1. Havia um impasse entre a antiga Cia City e a Estrada de Ferro Sorocabana, que não permitia que os trilhos de bondes da City cruzassem os trilhos da Sorocabana. De fato, nem no Canal 1 e nem no Canal 2 os bondes cruzavam a linha do trem.

Mesmo quando o S.M.T.C. assumiu o serviço de bondes, em 1951, o "tabu" continuou.

Porém, no final da década de 1960, no Canal 1, a linha 23 passou a ser circular e finalmente passou a cruzar a linha férrea, seguindo até a Cidade. No sentido contrário, Centro-Canal 1-Praia-Ana Costa-Centro passou a ser circular também a linha 37 de bondes, que anteriormente fazia ponto final "no outro lado" da linha férrea.

Já a linha 42 fazia o itinerário Centro-Ana Costa-Praia-Ponta da Praia. O ponto final da linha era junto ao Clube Internacional de Regatas e Clube de Regatas Santista, entre os quais havia um retorno. Havia em frente ao Ínter um abrigo de bondes, que foi demolido na década de 1990. Durante décadas a linha 42 praticamente não se alterou. E acabou ficando marcada por ter sido a linha a qual servia o último bonde do sistema comercial de Santos, que voltou definitivamente à garagem na madrugada do dia 28 de fevereiro de 1971, encerrando o serviço de bondes na cidade.

Fonte..:: MuitoBem

Foto Antiga Santos Avenida Ana Costa


Para Roteiros de Turismo Históricos e Culturais em Santos e Região



Comentários
1 Comentários

1 comentários:

  1. Faltou aí o bonde 10, que vinha pela Conselheiros Nébias e Alexandre Herculano, pela Ana Costa até à praça Independência.

    ResponderExcluir

A Caiçara Expedições agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Blog Caiçara é Vencedor do Prêmio Top Blog

Blog Caiçara é Vencedor do Prêmio Top Blog
BLOG CAIÇARA é o VENCEDOR do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.