Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

terça-feira, 26 de julho de 2011

Desafios para a Temporada de Cruzeiros 2011 / 2012 em Santos

Faltam pouco mais de três meses para o reinício da temporada de cruzeiros marítimos. Com ela, inclusive tendo em vista a proximidade dos grandes eventos esportivos que o Brasil sediará nos próximos anos (Copa do Mundo e Olimpíadas), vêm desafios que o segmento precisará superar em todo o País.

E no caso de Santos, ganham destaque questões como a captação dos turistas que embarcam nos navios, o planejamento para a prestação de serviços no cais e a ociosidade do terminal do Concais quando não se está na temporada. Assuntos esses colocados em voga no seminário O mercado de Cruzeiros Marítimos no Brasil, realizado na última terça-feira (19), no Concais.

A atenção com o planejamento recorre do acúmulo de passageiros, e desde já, a temporada preocupa. De acordo com o superintendente de Ouvidoria da Codesp, Osvaldo Freitas Vale Barbosa, a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar) ainda não encaminhou a programação de cruzeiros para 2011/12. "Já estamos cobrando. Eles precisam nos enviar para que possamos organizar as janelas. O Concais comporta até duas embarcações. Quando há mais, precisamos ver as janelas dos terminais de cargas para saber quando haverá vagas para os cruzeiros atracarem lá. Precisamos da programação com antecedência", explica.

Para Barbosa, um melhor planejamento pede uma maior organização de todo o segmento que trabalha com cruzeiros marítimos, para minimizar problemas, inclusive no tocante ao embarque e desembarque de passageiros. "Há empresas que falam para os viajantes chegarem ao Concais às 6h30. Para que, se o embarque é às 11 horas? Gera choque entre quem está embarcando e os que estão desembarcando", aponta.

O secretário santista cobrou mais "comprometimento" por parte das operadoras de cruzeiros, no tocante à orientação de passageiros quanto a horários de embarque e atenção à acessibilidade dentro e fora do terminal. "Os trens não passam na área dos terminais de carga. Por que isso ocorre nas proximidades do Concais, o melhor terminal do país? Já ouvi um passageiro comentar que eram tantas voltas para se chegar ao navio que pareciam ir primeiro a São Paulo para depois embarcar. Se continuarmos parados, outras cidades podem assumir o nosso lugar como home port do País, porque hoje não dispomos de atrações de nível internacional”, diz Aquino.

Ocioso
Outra preocupação diz respeito ao período que o Concais fica ocioso no ano. A temporada tem aproximadamente 198 dias, mas somente em 143 datas há navios atracados. Nos demais 222 dias (55 ociosos na temporada, mais as 167 datas restantes do ano), o terminal fica parado. Aquino defende maior flexibilidade das instituições que coordenam a área — Alfândega e Autoridade Portuária — e impedem que o terminal também seja utilizado para outros fins. "Vejo que essas duas instituições precisam adotar uma outra postura, de que o terminal não seja tratado apenas como instrumento para operação de cruzeiros, mas ser potencializado. Trata-se de um instrumento urbanístico, não portuário. Quem não pensa o contrário está parado no tempo", avalia.

Fazer com que os turistas que desembarquem em Santos não se limitem a apenas "passar" pela Cidade é outro desafio. O Concais é o terminal que mais recebeu passageiros no ano (entre embarques e desembarques, foram mais de 1,12 milhão de pessoas), e segundo um estudo do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Infraestrutura Sustentável (Ibrasi) em parceria com o Ministério do Turismo, é também o terminal mais bem estruturado do País. No entanto, o mesmo estudo mostrou que os viajantes não ficam no Município. "Hoje, não somos atrativos a esses passageiros. O turista vem do interior direto para embarcar no terminal. Quando a viagem termina, já sobe no ônibus para voltar para casa. E quanto gastou aqui? Em um cafezinho?", indaga o secretário de Assuntos Portuários de Santos, Sérgio Aquino.

Fonte..:: BoqNews

(turismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.