Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

terça-feira, 30 de março de 2010

Turismo em Parques : ICMBio anuncia as Oportunidades de Concessão de Serviços de Uso Público

Em apresentação feita na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no centro do Rio, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) anunciou na quarta-feira (10) que serão concessionadas serviços de uso público em 11 Parques Nacionais.

O objetivo incentivar o ecoturismo e a conservação de áreas protegidas e apresenta oportunidades de negocios para empreendedores. Os serviços a serem terceirizados incluem a área de transportes, restaurantes, lojas de souvenir, hotéis, trilhas, transporte, trilhas, escaladas, entre outros.

O presidente do Instituto Chico Mendes, Rômulo Mello, explicou que, em contrapartida, as concessionárias terão que investir na infraestrutura e conservação dos locais.“Identificamos um conjunto de serviços que podem ser feitos em cada área, avaliamos a viabilidade econômica e então faremos as concessões baseadas nestes resultados. Queremos, com isso, que essas unidades sejam fonte de emprego e renda, que sejam conhecidas e protegidas pela população.”As concessões serão licitadas e o BNDES poderá financiar as empresas interessadas em participar do projeto.

O modelo de concessão de parques nacionais é usado em países como os Estados Unidos, a Austrália, Costa Rica, África do Sul e Nova Zelândia. Mello disse que o projeto Complexo do Hotel Paineiras, localizado no Parque Nacional da Tijuca, na Estrada das Paineiras, será um dos primeiros empreendimentos a serem beneficiados com a parceria público-privada, “e talvez o de maior significância do Rio de Janeiro”. O complexo foi construído em 1884 e está abandonado há décadas.

As unidades incluídas no primeiro lote de licitação são os parques nacionais do Iguaçu (PR), da Tijuca (RJ), de Abrolhos (BA), Fernando de Noronha (PE), da Restinga de Jurubatiba (RJ), do Caparaó (ES), da Serra dos Órgãos (RJ), de Ubajara (CE), Sete Cidades (PI), Itatiaia (RJ) e da Chapada dos Guimarães (MT). Destes parques, os que mais cresceram em visitação nos ultimos 10 anos foram Aparados da Serra (RS), Serra dos Orgãos(RJ) e Tijuca (RJ).

A meta do Ministério do Meio Ambiente é que todas as 40 unidades de conservação com potencial turístico no Brasil sejam contempladas com esse tipo de terceirização, que faz parte do programa Turismo nos Parques. A ação é uma parceria com o Ministério do Turismo.

Fonte..:: EcoBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.